Título: Cassel prega impulso à agricultura familiar
Autor:
Fonte: Gazeta Mercantil, 12/02/2009, Brasil, p. A11

Brasília, 12 de Fevereiro de 2009 - Depois de ressaltar a importância econômica da agricultura familiar para a economia dos municípios, o ministro do Desenvolvimento Agrário, Guilherme Cassel, convocou ontem todos os prefeitos de municípios de pequeno e médio porte a se mobilizarem para ajudar a desenvolver a agricultura familiar de suas regiões.

"Durante muitas décadas fomos conduzidos a um entendimento enganoso sobre o meio rural brasileiro. Achávamos que ele era dividido entre latifúndios modernos, industrializados e lucrativos; e a pobreza rural, personificada pela agricultura familiar e pela reforma agrária, que seriam improdutivas, atrasadas e sem tecnologia. Isso não condiz com a verdade objetiva do nosso país. Atualmente, a agricultura familiar é responsável por 10% de todo o Produto Interno Bruto brasileiro", declarou o ministro.

Segundo ele, 70% de tudo que é consumido no dia a dia do brasileiro tem origem na agricultura familiar. "Ela representa 85% de todos os estabelecimentos agrícolas do país, além de abrigar 75% da mão de obra. Falamos de um segmento econômico dinâmico."

(Gazeta Mercantil/Caderno A - Pág. 11)(Agência Brasil)