Título: Mantega nega saída de Lina
Autor:
Fonte: Gazeta Mercantil, 17/02/2009, Brasil, p. A10

Brasília, 17 de Fevereiro de 2009 - O Ministro da Fazenda, Guido Mantega, afirmou ontem que a secretária da Receita Federal, Lina Maria Vieira, será mantida no cargo. É sabido que existem divergências entra a secretária e o ministro, mas Mantega descartou os boatos sobre a saída de Lina, há sete meses na cúpula do Fisco. "Imagina, isso é bobagem", afirmou na saída do ministério.

Conforme informações que circulam na Esplanada dos Ministérios, as relações entre as duas autoridades estão "estremecidas" e a perda da arrecadação tributária, em decorrência dos impactos da crise, é vista como um agravante no relacionamento da cúpula dos dois órgãos. Procurada, a Receita Federal não comentou o assunto.

As atitudes da secretária são consideradas precipitadas pelo Ministério da Fazenda. Uma delas estaria ligada às análises da secretaria do Fisco de avaliar como "grave" o efeito da crise na arrecadação. A outra atitude que não teria agradado ao ministro foi o anúncio da Receita Federal sobre estudo que prevê cortes nas declarações de Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF) retidas na malha fina.

(Gazeta Mercantil/Caderno A - Pág. 10)(Viviane Monteiro)