Título: PT quer desacreditar discurso tucano
Autor: Bruno,Raphael ; Correia,Karla
Fonte: Gazeta Mercantil, 16/02/2009, Brasil, p. A9

16 de Fevereiro de 2009 - A nova estratégia tucana para o debate eleitoral de 2010, entretanto, não vai encontrar do outro lado um adversário despreparado. De olho no contra-ataque, o governo reúne dados que espera poderão desacreditar o discurso oposicionista.

O Ministério do Desenvolvimento Social ressalta, por exemplo, que hoje o Bolsa Família monitora a frequência escolar de 85% das crianças cujas famílias recebem o auxílio mensal, enquanto o Bolsa Escola, benefício concedido ao longo do governo Fernando Henrique e menina dos olhos dos programas sociais tucanos, monitorava em seu auge a frequência escolar de apenas 20% das crianças beneficiadas.

O Bolsa Escola, junto com o Bolsa-Alimentação e outros, foi um dos programas absorvidos pela rubrica do Bolsa Família. "Falta coragem à oposição para reconhecer que o programa é positivo, então eles estão sempre procurando esses problemas", critica o deputado federal Maurício Rands (PT-PE). "Ora, para aprimorar o programa, não precisa ser a oposição no poder. O próprio governo está fazendo isso. Além disso, eles têm um discurso em Brasília, na tribuna do plenário, de muita crítica e rispidez contra o programa, e outro, bem mais manso, nos estados, onde sabem que não é conveniente falar mal do Bolsa Família para a população.

(Gazeta Mercantil/Caderno A - Pág. 9)(R.B. e K.C.)