Título: Advogado envolvido em conflito
Autor:
Fonte: Gazeta Mercantil, 16/02/2009, Finanças, p. B4

Nova York, 16 de Fevereiro de 2009 - O advogado de defesa de Bernard Madoff, Ira "Ike" Sorkin, pode ter um conflito de interesses ao defender o seu cliente no caso do esquema de pirâmide financeira de US$ 50 bilhões, uma vez que os pais do advogado investiram com Madoff até 2007, defenderam alguns especialistas em ética.

Esse investimento, que veio à tona depois de aparecer em uma lista de clientes de Madoff apresentada em um tribunal federal, foi uma conta pessoal de aposentadoria aberta pelo pai de Sorkin e herdada por sua mãe em 2001, afirmou Sorkin. Quando sua mãe morreu em 2007, a conta foi cobrada. A fraude piramidal de Madoff, a maior da história, remonta, pelo menos, à década de 1970, segundo fontes familiarizadas com o caso.

"Se um de seus familiares mais próximos recebeu esse dinheiro e, essencialmente, beneficiou-se com esta fraude, é algo que o promotor público deverá levar em consideração", defendeu Joan Meyer, ex-promotor e atual sócio no Bacer & McKenzie. Sorkin afirmou que não recebeu esse dinheiro, evitando fazer outros comentários sobre quem o fez. O jornal Wall Street Journal divulgou que a conta foi dividida en-tre seus filhos Roger e Peter.

Sorkin, 65, negou-se a dizer se Madoff firmou uma cláusula de salvaguarda reconhecendo a relação. Sorkin afirmou anteriormente que não havia qualquer conflito de interesses uma vez que ele não investiu pessoalmente em Madoff e recusou-se a comentar sobre qualquer outro aspecto da conta. "Isto não é um problema", disse o advogado durante uma entrevista.

(Gazeta Mercantil/Finanças & Mercados - Pág. 4)(Bloomberg News)