Título: Professores terão bolsas de mestrado
Autor: Leite, Larissa
Fonte: Correio Braziliense, 22/03/2011, Brasil, p. 9

EDUCAÇÃO Docentes precisam se comprometer a lecionar na rede pública por cinco anos após o término do curso

O governo federal anunciou ontem que os cerca de 1,9 milhão de professores da educação básica terão direito a bolsas de mestrado profissional a distância. O benefício será oferecida no âmbito da Universidade Aberta do Brasil (UAB), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), que pela primeira vez atende os docentes dos ensinos fundamental e médio. ¿Queremos garantir o prosseguimento do estudo do professor, agora com mais que uma especialização, com um mestrado¿, afirmou o ministro da Educação, Fernando Haddad.

De acordo com o Ministério da Educação, os docentes que receberão a bolsa serão selecionados pelas instituições de ensino onde lecionam e poderão acumular o valor do estudo com o salário. Mas há uma contrapartida: o professor assumirá o compromisso de continuar na rede pública por um período de cinco anos após a conclusão do mestrado. O não cumprimento do acordo implicará a devolução dos recursos, que devem seguir o modelo das bolsas tradicionais de mestrado da Capes. Atualmente, a instituição paga R$ 1,2 mil por mês.

O anúncio do benefício ocorreu durante a cerimônia no Palácio do Planalto em que a presidente Dilma Rousseff homenageou 11 educadoras brasileiras com medalhas da Ordem Nacional do Mérito. No evento, Dilma lembrou que 81% dos professores da educação básica são do sexo feminino. ¿As educadoras são as verdadeiras construtoras do nosso futuro¿, disse a presidente.