Título: Montadoras ampliam períodos de férias coletivas
Autor: Arruda,Guilherme
Fonte: Gazeta Mercantil, 26/01/2009, Transporte, p. C4

26 de Janeiro de 2009 - Com estoques ainda altos, mesmo diante da leve recuperação das vendas em janeiro, as montadoras prosseguem com anúncios de férias coletivas. A General Motors informou na última sexta-feira ao Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos (SP) um novo período de férias coletivas, entre os dias 9 de fevereiro e 1º de março. Neste período, 200 funcionários do setor de CKD, que produz veículos desmontados para exportação, paralisam as atividades. De acordo com a GM, o ajuste acontece em função da queda do volume das exportações. Os outros 100 trabalhadores do CKD trabalharão em plantões no período.

Na última sexta-feira, entraram em férias 1,7 mil funcionários do primeiro e segundo turnos da fábrica da PSA Peugeot Citroën, em Porto Real, no estado do Rio de Janeiro. Ele vão ficar em casa até o dia 26 de fevereiro, recebendo normalmente os salários da montadora francesa.

Já os 700 funcionários do terceiro turno vão ficar até o final de março sem trabalhar recebendo 75% do salário. O contrato temporário do terceiro turno venceu em dezembro e o Sindicato dos Metalúrgicos de Porto Real conseguiu um acordo para manter os postos até o final de março, pelo qual os metalúrgicos recebem todos os benefícios trabalhistas, como férias, 13º salário e Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS).

De acordo com Edmilson Alvarenga, diretor do sindicato, a PSA entendeu ser mais prudente conservar os empregos até março, mesmo bancando os trabalhadores, na esperança que o mercado se recupere - pelo menos em parte. Os cerca de 700 funcionários do terceiro turno ganham em média R$ 1,2 mil. Segundo Alvarenga, o sindicato também já foi chamado para negociação com a Volkswagen Caminhôes e Ônibus, que, instalada em Resende (RJ), também deve anunciar férias coletivas. A PSA informou que tem estoques superiores a dois meses de produção.

(Gazeta Mercantil/Caderno C - Pág. 4)(Wagner OliveiraSão