Título: Retração foi maior para veículos, motos e peças
Autor: Stecanella,Vanessa
Fonte: Gazeta Mercantil, 18/02/2009, Brasil, p. A4

18 de Fevereiro de 2009 - Se considerar os segmentos de veículos, motos, partes e peças e de material de construção, a retração do varejo foi superior ao apurado no resultado geral, informou ontem o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Segundo a pesquisa, no comércio varejista ampliado, que engloba todo o varejo, inclusive essas duas atividades, as vendas caíram 1% em dezembro, face a novembro. A retração provocou uma queda de 0,8% na receita nominal.

Já para nos indicadores sem ajustamento, as variações foram: 1,3% em relação dezembro de 2007 e 9,9% no acumulado do ano para o volume de vendas, e de 5,6% e 15,1% para a receita nominal, respectivamente.

As condições favoráveis de financiamento mais o crescimento econômico do País, nos três primeiros trimestres do ano, tornaram-se os principais fatores para o crescimento das vendas de veículos, motos, partes e peças. A desaceleração da atividade no último trimestre, no entanto, contribuiu para uma queda de 4,5% em relação a igual mês do ano passado. No ano, o setor acumulou vendas 11,9% maiores que em 2007. Quanto ao segmento de material de construção, obteve quedas de -7,3% na comparação com o mês anterior, com ajuste sazonal, e de -3,6% sobre dezembro de 2007 e taxa positiva de 7,8% no acumulado do ano.

(Gazeta Mercantil/Caderno A - Pág. 4)(V.S.)