Título: Anatel terá novo conselheiro
Autor: Oliveira,Ana Carolina
Fonte: Gazeta Mercantil, 18/02/2009, Brasil, p. A6

Brasília, 18 de Fevereiro de 2009 - O economista João Batista Rezende, atual chefe de gabinete do ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, foi indicado ontem pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva para ocupar uma vaga no Conselho Diretor da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

Para assumir o posto, Rezende ainda precisa ser aprovado em sabatina da Comissão de Infraestrutura do Senado e depois pelo plenário da Casa.

A indicação de Rezende demorou para sair, pois estava condicionada às eleições para as presidências do Senado e da Câmara. Se o PT ganhasse a presidência do Senado, a vaga seria para alguém do PMDB, mas com vitória do PMDB nas duas casas, a vaga da agência ficou nas mãos do PT.

João Rezende tem o apoio do governo para assumir a vaga na Anatel. Além de ter essa aprovação, outro ponto a seu favor é o fato de ele já estar familiarizado com o setor de telecomunicações, pois presidiu por três anos (2003-2006), a Sercomtel.

O posto ficou vago desde novembro do ano passado, quando terminou o mandato do conselheiro Pedro Jaime Ziller. Se aprovado, João Rezende ficará por cinco anos, a contar da data de vacância do cargo. A sabatina para sua aprovação não tem data definida, pois o Congresso Nacional escolhe essa semana os parlamentares que irão ocupar as presidências das comissões temáticas do Senado e da Câmara e só depois deverão se debruçar sobre a indicação para a agência.

A ausência de um conselheiro na Anatel tem sido motivo de dor de cabeça para o presidente da agência, Ronaldo Sardenberg. O conselho é composto por cinco pessoas e a falta de uma tem causado atrasos nas deliberações. Sardenberg costuma dizer que quando um conselho é composto por quatro pessoas, a tendência de não aprovação de matérias é maior.

Rezende tem 45 anos, é graduado em economia e tem mestrado na área. É membro do conselho de administração da Transpetro, braço da Petrobras na área de logística e transporte. Seu currículo inclui o cargo de secretário da Fazenda de Londrina (PR) e diretor-presidente da Companhia de Desenvolvimento de Londrina.

(Gazeta Mercantil/Caderno A - Pág. 6)(Ana Carolina Oliveira)