Título: Governo corta repasses para 300 municípios
Autor:
Fonte: Gazeta Mercantil, 18/02/2009, Brasil, p. A7
Brasília, 18 de Fevereiro de 2009 - A partir de março, mais de 300 municípios deixarão de receber o repasse dos recursos para a gestão do Bolsa Família porque não enviaram ao Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) o mínimo de 20% de informações referentes ao segundo semestre de 2008. Estes dados são referentes ao monitoramento de saúde das famílias cadastradas.
Por não terem enviado as informações mínimas exigidas pelo programa na área de frequência escolar nos meses de outubro e novembro do ano passado, mais 25 municípios também tiveram os repasses suspensos.
As remessas de recursos só serão retomadas depois de seis meses, caso as prefeituras cumpram o percentual mínimo de informações do primeiro semestre deste ano, segundo informou o MDS.
Mesmo com as suspensões dos repasses para os municípios, as famílias cadastradas continuarão recebendo o benefício do Bolsa Família.
Defesa do programa
O ministro do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Patrus Ananias, defendeu o programa Bolsa Família, ao comentar as críticas feitas pelo senador pernambucano Jarbas Vasconcelos (PMDB) em entrevista à revista Veja. Para o peemedebista, o Bolsa Família é o maior programa mundial de compra de votos. Ananias discorda de Vasconcelos.
O ministro acrescentou que o Bolsa Família tem êxito porque assegura às famílias pobres o direito a três refeições diárias, como recomenda da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO).
(Gazeta Mercantil/Caderno A - Pág. 7)(Agência Brasil)