Título: Gilberto Dupas morre em São Paulo
Autor:
Fonte: Gazeta Mercantil, 18/02/2009, Brasil, p. A7

São Paulo, 18 de Fevereiro de 2009 - Morreu na madrugada de ontem aos 66 anos, em São Paulo, o professor Gilberto Dupas, vítima de um derrame. Formado em economia, Dupas foi professor visitante da Universidade Paris II e da Universidade Nacional de Córdoba, além de ter ocupado vários cargos públicos.

Nascido em Campinas, em 1943, Gilberto Dupas entrou aos 19 anos na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP), e como representante do centro acadêmico, se envolveu em movimentos políticos. Transferiu-se para a faculdade de economia, e após formado trabalhou em projetos governamentais até assumir, em 1968, o Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas (Ipea), ligado ao Ministério do Planejamento.

Exerceu, dentre outras funções, cargos no Conselho Nacional de Avaliação do Ensino Superior (Conaes), do Ministério da Educação e Cultura, do Conselho do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap), do Conselho Diretor da Fundação Getúlio Vargas (FGV) e de seu Comitê de Planejamento Estratégico.

No governo de Franco Montoro (1983-1987), no estado de São Paulo, ocupou os cargos de Secretário de Estado de Agricultura e Abastecimento e de presidente da Caixa Econômica do Estado, além de ter sido vice-presidente do Banco Banespa.

Durante sua extensa carreira, o professor e cientista social Gilberto Dupas escreveu dez livros, mais de setecentos artigos sobre economia e política, e coordenou e organizou a publicação de trinta livros.

(Gazeta Mercantil/Caderno A - Pág. 7)(Redação)