Título: Lula quer participação estados e municípios
Autor:
Fonte: Gazeta Mercantil, 20/02/2009, Brasil, p. A6

Brasília, 20 de Fevereiro de 2009 - O governador do Distrito Federal, José Roberto Arruda, disse ontem que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva tem incentivado os governadores e prefeitos a disponibilizar áreas para a construção de habitações voltadas para a população de baixa renda. O objetivo é baratear o custo das obras, explicou Arruda, depois de encontro com o presidente. "Lula me disse que governadores e prefeitos estão sendo provocados a disponibilizar áreas", disse Arruda.

O governador do Distrito Federal explicou que esses terrenos fariam parte do pacote com medidas para a área habitacional que está sendo elaborado pelo governo federal prevê a construção de 1 milhão de casas populares até 2010.

Na última quarta-feira, o ministro de Relações Institucionais, José Múcio, informou que, antes de anunciar o pacote habitacional, o presidente Lula consultaria governadores e prefeitos para saber como estados e municípios podem colaborar com medidas para reduzir custos de construção das casas.

Desde o início da manhã de ontem, a chefe da Casa Civil da Presidência da República, ministra Dilma Rousseff, esteve reunida com governadores, entre eles o da Bahia, Jaques Wagner, e o de Pernambuco, Marcelo Déda.

A assessoria da Casa Civil não confirmou, entretanto, o número de governadores presentes à reunião realizada ontem, nem se o tema discutido no encontro é o pacote para a área de habitação, que deve ser anunciado pelo governo após o Carnaval. Também de manhã, o presidente Lula recebeu a governadora do Rio Grande do Norte, Wilma de Faria.

Na opinião do governador do Distrito Federal, atualmente faltam programas de habitação popular de fácil acesso. "Se conseguirem resolver o financiamento, deslancha. O que é importante é baixar o custo", afirmou Arruda aos jornalistas. De acordo com o governador, somente no Distrito Federal, o déficit habitacional para a população de baixa renda é de 100 mil moradias.

(Gazeta Mercantil/Caderno A - Pág. 6)(Agência Brasil)