Título: Obama vai aumentar os gastos do governo com saúde
Autor:
Fonte: Gazeta Mercantil, 26/02/2009, Internacional, p. A14

Washington, 26 de Fevereiro de 2009 - O presidente Barack Obama vai solicitar US$ 634 bilhões, nos próximos dez anos, para aplicar na reforma do sistema de Saúde dos Estados Unidos, segundo o Orçamento federal de 2010, informou ontem à noite um representante de sua administração.

Estes US$ 634 bilhões serão financiados por impostos sobre os salários mais altos e por reduções nos gastos com a assistência médica, explicou o responsável, que pediu para não ser identificado.

O número confirma a prioridade dada por Obama à reforma do sistema de Saúde no país.

Terceira tentativa

Ontem o presidente propôs o nome do ex-governador do Estado de Washington, Gary Locke, como secretário de Comércio, numa terceira tentativa de preencher o cargo. Locke, o primeiro governador sino-americano do país, é a terceira opção de Obama para o cargo, após as desistências do governador do Novo México, Bill Richardson, e do senador republicano Judd Gregg.

"Tentamos designar alguém para o cargo por duas vezes, mas é preciso perseverar", disse Barack Obama, ao anunciar sua escolha. "Gary é a pessoa indicada para esse trabalho", assegurou.

Diplomado em ciências políticas por Yale e em direito pela universidade de Boston, Gary Locke, 59 anos, foi o governador democrata do Estado de Washington de janeiro de 1997 a janeiro de 2005. Foi, também, o primeiro governador de origem chinesa da história dos Estados Unidos.

Filho de imigrantes chineses que administravam um restaurante e, depois, uma mercearia, Locke começou a carreira política como representante do Estado de Washington em 1982. Antes, havia sido procurador adjunto, aos 26 anos de idade.

(Gazeta Mercantil/Caderno A - Pág. 14)(AFP)