Título: José Sarney condena invasões de áreas
Autor:
Fonte: Gazeta Mercantil, 27/02/2009, Brasil, p. A10

Brasília, 27 de Fevereiro de 2009 - O presidente do Senado, José Sarney, manifestou total apoio ao presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Gilmar Mendes, por ter condenado, em entrevista à imprensa, as invasões de fazendas promovidas pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). Sarney elogiou o ministro depois de indagado sobre o assunto por jornalistas.

"O ministro Gilmar Mendes está prestando um grande serviço ao Brasil: está defendendo o estado de direito, as liberdades públicas. Está consolidando os ideais pelos quais tanto lutamos e o povo brasileiro tanto desejou, de implantar uma democracia estável, na qual se possa respeitar o direito de todos. Aquele princípio de que cada direito começa onde termina o direito dos outros. Não podemos invadir os direitos dos outros", afirmou.

Para José Sarney, as declarações do presidente do Supremo Tribunal Federal "são oportunas", observando que, entre as atribuições do STF, está a de guardião da Constituição. "Da mesma forma que o ministro Gilmar Mendes, acho que não podemos jamais violar os direitos assegurados pela Constituição", disse.

Em entrevista anteontem, Mendes afirmou que os sem-terra devem ter liberdade para manifestar e protestar, mas desde que respeitem os direitos das pessoas e a propriedade privada e pública.

(Gazeta Mercantil/Caderno A - Pág. 10)(Agência Brasil)