Título: Dilma admite interesse pela corrida presidencial
Autor:
Fonte: Gazeta Mercantil, 03/03/2009, Brasil, p. A11
Campinas (SP), 3 de Março de 2009 - A ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, admitiu ontem que pode ser pré-candidata do PT à sucessão presidencial no ano que vem, mas garantiu que não está em campanha eleitoral. "Pré-candidata qualquer militante do PT é. Sabe aquele negócio que todo mundo tem. Na medida que você é eleitor você pode ser eleito. Então nesse sentido eu sou", disse a ministra a jornalistas.
Dilma participou ontem em Campinas, interior de São Paulo, de encontro com prefeitos da região. "Tenho bastante simpatia. Acho que qualquer brasileiro ou brasileira tem uma grande simpatia por isso", declarou Dilma ao ser questionada sobre se a pré-candidatura era algo que agradaria a ela.
A ministra salientou que a reunião com prefeitos era um balanço (prestação de contas) e não um "ato eleitoral".
Durante o encontro com prefeitos de ao menos 25 municípios, ela ouviu cobranças e pedidos de investimentos.
Em tom irritado, Dilma afirmou que sua função é fazer a coordenação do governo. "A minha função nesse governo depois de criarmos o PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) é fazer uma prestação de contas não só com os prefeitos, mas com a imprensa também, de quatro em quatro meses", declarou.
"Em nenhum momento, ninguém da imprensa disse que isso era um ato político. Seria interessante que agora começasse a ser", acrescentou.
Lula e Dilma participam ontem à tarde de cerimônia de inauguração de sistema de esgoto sanitário em Campinas.
Dilma, escolhida pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva para sucedê-lo no cargo, está intensificando sua campanha para a disputa de 2010, inaugurando projetos de obras públicas, participando de reuniões do PT e até mesmo de desfiles do Carnaval.
Apelidada de "Dama de Ferro" pela mídia, a ex-guerrilheira de esquerda recebeu o apoio do PT este mês para ser a candidata do partido no ano que vem.
(Gazeta Mercantil/Caderno A - Pág. 11)(Reuters)