Título: TIM, em expansão, manterá sede no Rio
Autor: D¿Angelo,Marcello
Fonte: Gazeta Mercantil, 05/03/2009, Brasil, p. A7

São Paulo, 5 de Março de 2009 - O chairman global da Telecom Italia, Gabriele Galateri di Genola, garantiu ontem ao governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, que a operadora de telefonia TIM manterá sua sede brasileira no estado. A informação foi transmitida em um encontro entre o peemedebista e uma comitiva de altos executivos do grupo italiano, e afastou a hipótese de que a empresa cederia à pressão de outros estados, que teriam oferecido incentivos fiscais para atrair a matriz da operação brasileira. Em 2008, a TIM Participações - controladora da TIM Celular e da TIM Nordeste - registrou uma receita bruta de R$ 18,25 bilhões.

Além de Galateri, estavam presentes o vice-presidente da Telecom Italia para a América Latina, Carmelo Furci; o recém-empossado presidente da TIM Brasil, Luca Luciani; e seu antecessor, Mário César Pereira de Araújo, que assume o posto de presidente do conselho de administração da operadora móvel no País. Até então, este último cargo era acumulado pelo chairman da Telecom Italia.

Segundo informações levantadas pela reportagem da Gazeta Mercantil, a comitiva da telefônica italiana também adiantou ao governador Sérgio Cabral que iniciará aplicações em telemedicina e tele-educação dentro do conjunto de serviços que oferece hoje no País. Essas novas ferramentas estão ligadas ao exercício da medicina e da educação à distância, por meio de tecnologias de telecomunicações.

O objetivo da TIM é reforçar sua tradição como empresa inovadora no setor de telefonia celular para recuperar o segundo lugar no segmento, perdido no segundo semestre do ano passado para a Claro, em meio ao acirramento da concorrência nesse mercado. O ranking é liderado pela Vivo.

A TIM foi pioneira no uso da tecnologia GSM no Brasil, iniciando a prestação de serviços na tecnologia em outubro de 2002. A operadora também foi a primeira a atuar em todos os estados do País e a oferecer serviços de mensagens multimídia (envio de imagens e vídeos entre celulares).

Agora é na cultura inovadora que o novo presidente da TIM no Brasil, o italiano Luca Luciani, tentará buscar os caminhos para crescer mais que os concorrentes. Como o Brasil é prioridade nas estratégias Telecom Italia, a meta da TIM é chegar à liderança do mercado.

(Gazeta Mercantil/Caderno A - Pág. 7)(Marcello D¿Angelo)