Título: Petrobras quer aproveitar crise para comprar usinas
Autor:
Fonte: Gazeta Mercantil, 05/03/2009, Agronegócio, p. B11
Rio de Janeiro, 5 de Março de 2009 - Depois de descartar por anos a possibilidade de vender sua produção futura de etanol no mercado brasileiro - segmento dominado por fortes grupos usineiros - a Petrobras admitiu ontem que vai comercializar sua produção no mercado interno, além de manter seu plano principal de exportação. Segundo o presidente da Petrobras Biocombustíveis, Alan Kardec, a estatal quer aproveitar a reestruturação do setor para comprar participações de até 40% de usinas em operação ou perto disso, projetos chamados por ele de "yellow field", ou seja, que estão prestes a entrar em operação mas precisam de sócios.
O interesse da Petrobras no setor pode representar uma boa oportunidade para grupos sucroalcooleiros em dificuldades financeiras, como o grupo Santelisa Vale, com sede em Sertãozinho (SP), que tem dívidas próximas de R$ 3 bilhões. Formada por cinco usinas que processam perto de 20 milhões de toneladas de cana anualmente, a Santelisa Vale analisa a proposta de grupos dispostos a comprarem parte da companhia, controlada por membros das famílias Biagi e Junqueira, tradicionais na produção de açúcar e álcool.
"Existe uma oportunidade empresarial muito forte e a nossa atuação tem sido vista com bons olhos. Por que só empresas internacionais podem (entrar no mercado brasileiro)?", explicou Kardec a jornalistas durante o detalhamento do plano de negócios da área de biocombustíveis para o período 2009-2013.(Gazeta Mercantil/Finanças & Mercados - P