Título: Tarso é convocado para explicar refúgio a Battisti
Autor:
Fonte: Gazeta Mercantil, 06/03/2009, Brasil, p. A8
Brasília, 6 de Março de 2009 - O ministro da Justiça, Tarso Genro, irá na próxima quinta-feira à Comissão de Relações Exteriores do Senado explicar a decisão do governo de dar refúgio a Cesare Battisti, condenado por assassinato na Itália.
De acordo com o presidente da comissão, senador Eduardo Azeredo (PSDB-MG), o ministro já confirmou presença e falará aos integrantes da comissão na manhã da próxima quinta-feira.
"Considero errada a posição do governo (no caso Battisti)", disse Azeredo em entrevista à Reuters. O pedido para que Tarso fosse ouvido pela comissão foi feito pelo senador Heráclito Fortes (DEM-PI) e foi aprovado por unanimidade.
Battisti está preso desde maio de 2007 na penitenciária da Papuda, em Brasília, onde cumpre prisão preventiva para fins de extradição.
O italiano foi condenado à revelia em seu país à prisão perpétua por quatro assassinatos, que teriam sido cometidos entre 1977 e 1979. Na época, Battisti, que alega inocência, integrava a organização Proletários Armados Pelo Comunismo (PAC).
A decisão do ministro Tarso Genro, anunciada em janeiro, foi condenada veementemente por autoridades italianas, incluindo o premiê Silvio Berlusconi e o presidente Giorgio Napolitano.
No início do mês passado, o relator do caso no Supremo Tribunal Federal, ministro Cezar Peluso, negou pedido de liminar feito pelo governo italiano contrário à concessão de refúgio a Battisti.
A decisão, no entanto, não é definitiva, pois o mérito do pedido italiano será julgado no plenário.
(Reportagem de Raymond
(Gazeta Mercantil/Caderno A - Pág. 8)(Reuters)