Título: Visa e Rendimento criam versão pré-paga
Autor: Alessandra Paz
Fonte: Gazeta Mercantil, 22/09/2004, Finanças & Mercados, p. B-2

A Visa e o Banco Rendimento lançaram a versão pré-paga do minicard. O produto foi desenvolvido em parceria com a agência Spirit para atender às empresas que adotam programas de incentivo.

Segundo o sócio da Spirit, Paulo André Netter, a iniciativa busca ampliar o nicho de marketing promocional - empresas que oferecem prêmios a fim de aumentar a produtividade de seus funcionários. Para alcançar tal meta, a agência irá contar com a rede de captação da Visa. "Com esse lançamento queremos aumentar a emissão de novos cartões para mais de 10 mil unidades ao mês, o que representa um acréscimo de 30% até o fim do ano", diz.

A agência também aposta no apelo comercial do produto para alavancar a vendas. "O minicard trouxe um novo formato de premiação para um mercado que estava completamente parado", ressalta o diretor comercial da Spirit, Otávio Abdala.

O executivo afirma que o novo produto apresenta como opção a função saque. As empresas mostram, porém, predileção pelos cartões que só podem ser usados para compras. "É que essa modalidade garante a materialização do prêmio, agregando assim maior valor", afirma. O prêmio médio distribuído pelas empresas nestes programas de incentivo varia entre R$ 350 e R$ 400.

A Spirit já disponibilizou mil minicartões para cinco empresas, entre elas Sadia e Telefônica. Caixa Econômica Federal e a Samsung também fecharam acordo para distribuírem o novo produto.

Paralelamente ao lançamento do minicard, a agência de marketing está migrando toda a sua base de cartões convencionais, cerca de 400 mil unidades para a bandeira Visa. Netter diz que o processo de migração deverá ser concluído no primeiro trimestre de 2005.

O Rendimento por sua vez, pretende emitir 50 mil novos minicartões Visa até o fim do ano. De acordo com o diretor superintendente da instituição, Abramo Douek, o banco está em fase de negociação com mais três empresas do segmento de marketing de incentivo.

A instituição já opera com o Visa Travel Money (VTM), um cartão de débito internacional no qual o cliente carrega em dólares no Brasil para sacar ou efetuar compras em todos os países que trabalham respectivamente com a bandeiras Plus e Visa. Atualmente são 10 mil VTM que circulam no País. O Rendimento trabalha apenas com cartões de débito. Segundo Douek, essa modalidade não envolve risco de crédito na operação além de não sofrer a incidência de IOF.

O banco que lucrou em 2003 R$ 13,5 bilhões, atua principalmente na área de financiamento para pequenas e médias empresas - com faturamento entre R$ 20 milhões e R$ 200 milhões ao ano - por meio de desconto de recebíveis. Outro importante foco de atuação, respondendo por 40% dos resultados do banco no ano passado é o câmbio turismo.