Título: Preço será mantido
Autor: Monteiro, Fábio
Fonte: Correio Braziliense, 23/03/2011, Economia, p. 11

Os preços internacionais do petróleo ainda não atingiram um patamar que obrigue a Petrobras a elevar o preço do combustível no Brasil. A avaliação é do presidente da empresa, José Sergio Gabrielli. Segundo ele, os fatores que levaram os preços do petróleo tipo Brent em Londres, uma referência no mercado, para o nível atual próximo a US$ 115 o barril são de curto prazo e não há certeza sobre se esse valor será mantido.

¿Há oito anos estamos fazendo a mesma política de preços. Analisamos o preço do petróleo, o comportamento dos derivados no mercado internacional, a taxa de câmbio. Verificamos isso no curto prazo e a perspectiva futura. Se nós identificamos um patamar relativamente estável de preços em uma faixa razoável, aí ajustamos o preço¿, explicou Gabrielli.

Os ajustes da gasolina, diesel e GLP (gás de cozinha) seguem uma política de preços estáveis no longo prazo e são responsáveis por quase 60% da receita da empresa. Gasolina e diesel não são ajustados desde junho de 2009 e o GLP, desde janeiro de 2010.

A Petrobras informou ontem, em nota, que sua produção média de petróleo e gás natural, no Brasil e no exterior, em fevereiro, foi de 2.603.953 barris equivalentes de óleo por dia (boed). Esse resultado ficou 1,7% acima do volume registrado no mesmo mês de 2010 e recuou 2,2% em relação ao volume total extraído em janeiro deste ano.