Título: Trabalhadoras rurais ocupam grandes empresas
Autor:
Fonte: Gazeta Mercantil, 10/03/2009, Brasil, p. A8
São Paulo, 10 de Março de 2009 - Trabalhadoras rurais ligadas ao MST e à Via Campesina protestaram com ocupações de empresas nesta segunda-feira contra o agronegócio e as grandes empresas exportadoras de produtos agrícolas e em defesa da reforma agrária. Apenas mulheres e crianças participaram dos atos, como parte do Dia Internacional da Mulher.
Pelo menos quatro grandes companhias foram ocupadas temporariamente: a Votorantim Celulose e Papel (VCP), uma usina de açúcar da Cosan e outra da Cruangi, além do porto de exportações da Aracruz Celulose. A sede do Ministério da Agricultura também fez parte da lista, ocupação que registrou um ferido.
Na VCP, ocupada por cinco horas a fazenda Aroeira, em Aceguá (RS). Segundo nota da empresa, a ocupação foi pacífica, mas teve como consequência o corte de 1,6 mil árvores, em uma área com pouco mais de 1 hectare. Na usina da Barra (SP), que faz parte da Cosan, uma das maiores produtoras de açúcar e álcool do país, a produção não parou com a ocupação.(Gazeta Mercantil/Caderno A - Pág. 8)(Reuters)