Título: Petrobras antecipa produção na Nigéria
Autor:
Fonte: Gazeta Mercantil, 10/03/2009, InfraEstrutura, p. C6
Rio de Janeiro, 10 de Março de 2009 - A Petrobras e suas parceiras anteciparam em um mês o início da produção do campo de Akpo, localizado na Nigéria, previsto anteriormente para abril. Segundo a estatal brasileira, o pico de produção de 175 mil barris diários será atingido no terceiro trimestre de 2009.
A produção do campo de Akpo foi iniciada ontem, de acordo com comunicado da Petrobras. Akpo está a 200 quilômetros da costa africana e em profundidade de água que varia entre 1.200 e 1.400 metros.
O petróleo do campo nigeriano é considerado de ótima qualidade (mais de 50 graus API), e as reservas estão estimadas em 620 milhões de barris de óleo equivalente (petróleo e gás associados).
A francesa Total é operadora com 24% e a Petrobras tem 16% de participação. Também possuem fatias no projeto a chinesa CNOOC e as nigeriana Sapetro (South Atlantic Petroleum) e NNPC (Nigerian National Petroleum Corporation).
"Para o desenvolvimento de Akpo, serão necessários 44 poços (22 produtores, 20 injetores de água e 2 injetores de gás), dos quais 22 já foram perfurados", informou a Petrobras.
A produção e estocagem está sendo feita por uma plataforma flutuante (FPSO) com capacidade para 185 mil barris diários. Segundo a empresa estatal, o envio do petróleo do poço até o navio está sendo realizado por 110 quilômetros de dutos.
Além de Akpo, a Petrobras produz desde meados do ano passado no campo de Agbami, que desenvolve em parceria com a norte-americana Chevron (operadora), a norueguesa StatoilHydro, e as nigerianas NNPC e Famfa Oil Limited.
(Gazeta Mercantil/Caderno C - Pág. 6)(Reuters)