Título: Lula e Obama se encontram no sábado
Autor:
Fonte: Gazeta Mercantil, 09/03/2009, Brasil, p. A6

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reunirá com o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama pela primeira vez no próximo sábado, nos Estados Unidos. Em seu principal compromisso na semana, Lula pedirá a Obama um "olhar desenvolvimentista" dos Estados Unidos para a América Latina, e não apenas as tradicionais preocupações norte-americanas com o crime organizado e o narcotráfico na região. O encontro ocorrerá em Washington, de onde o presidente brasileiro viajará a Nova York para participar de um seminário com investidores.

Lula e Obama também devem conversar sobre os efeitos da crise financeira global e a próxima reunião do G20, da qual participarão os líderes dos principais países desenvolvidos e em desenvolvimento. O G20 se encontrará em abril, em Londres.

Antes, Lula se encontrará com o príncipe Charles, que fará uma visita de quatro dias ao Brasil. No roteiro do herdeiro do trono britânico estão as cidades de Brasília, Rio de Janeiro, Manaus e Santarém. Os assuntos em foco no encontro são mudanças climáticas, sustentabilidade, meio ambiente e empreendedorismo juvenil.

Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, a ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, acompanhará nesta semana o presidente Lula na abertura de um seminário sobre a participação da mulher no poder. Cotada para concorrer à sucessão presidencial, a ministra vem cumprindo agenda para se tornar conhecida do grande público.

Lula também participará do 10 Congresso da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag), que deve reunir em Brasília cerca de 3,2 mil delegados e delegadas sindicais para debater política agrária, desafios da sociedade rural, organização sindical e meio ambiente.

Na manhã desta segunda, o presidente Lula faz uma reunião de coordenação política e, mais tarde, recebe o presidente da Cooperação Andina de Fomento, Enrique García, e o diretor-geral da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), Jacques Diouf.

À noite, participa do seminário "Mais mulheres no poder: uma questão de democracia". NO evento, o presidente deverá ser acompanhado pela ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff. Promovido pela Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres da Presidência da República e pelo Conselho Nacional dos Direitos da Mulher, o encontro discutirá a presença da mulher na política.

Amanhã, antes da abertura do 10 Congresso da Contag, Lula ainda recebe o presidente do Uruguai, Tabaré Vázquez, em Brasília.

Em pauta, as MPs 445 e 449

No Congresso, é esperada a retomada das votações em plenário e nas comissões. Os deputados devem votar a medida provisória 449, que tranca a pauta da Câmara e trata do perdão de dívidas de até R$ 10 mil de contribuintes com a União. Até agora, não há acordo sobre a matéria.

Já o Senado, depois de ficar paralisado devido à falta de um entendimento sobre as presidências das comissões temáticas, deve retomar os trabalhos. A MP 445, editada pelo governo para aumentar a capacidade de investimento da Caixa Econômica Federal (CEF) a fim de combater os efeitos da crise financeira global, deve entrar em pauta.

(Gazeta Mercantil/Caderno A - Pág. 6)(Reuters)