Título: Brasil vai propor equilíbrio de capitais
Autor: Monteiro,Viviane
Fonte: Gazeta Mercantil, 11/03/2009, Internacional, p. A17

Brasília, 11 de Março de 2009 - O ministro da Fazenda, Guido Mantega, adiantou que o Brasil levará proposta para equilibrar o fluxo de capitais no mundo à reunião do G20 no fim desta semana. Participam da reunião os ministros da Fazenda e dos Bancos Centrais. "Vou participar da reunião do G20 no fim desta semana. E daqui a duas semanas vou com o presidente Lula à reunião de chefes de estados do G20", disse. A reunião de cúpula do G20 será realizada em Londres no próximo dia 2.

Segundo Mantega, a crise financeira provocou um desequilíbrio no fluxo de capitais no mundo, fator que prejudica principalmente os países em desenvolvimento, como o Brasil. Na opinião do ministro, o fluxo de capitais financeiros está saindo dos países menos desenvolvidos e migrando para economias mais fortes, como Estados Unidos, Japão e China, o que ele vê como um problema importante na economia mundial. "A proposta é de que os países que estão com excesso de fluxo financeiro possam colocar recursos no FMI que recolocaria os recursos nos países emergentes. Esses recursos poderia financiar as importações restabelecendo a economia mundial."

"Alguns países ficam com pouco recursos e outros com muito recursos; e todos são prejudicados. Os Estados Unidos não têm o que fazer com todo fluxo financeiro que vai para lá; isso valoriza a moeda americana e prejudica as exportações americanas. E os países emergentes têm menos capacidade de adquirir produtos no exterior", destacou o ministro, para emendar: "O comércio mundial se recente desse desequilíbrio, de fluxo financeiro. Por tanto, a nossa proposta é que os países assumam a regulação do fluxo financeiro internacional, para equilibrar o jogo".

(Gazeta Mercantil/Caderno A - Pág. 17)(Viviane Monteiro)