Título: Prefeitura do Rio de Janeiro prepara medidas anticrise
Autor:
Fonte: Gazeta Mercantil, 12/03/2009, Brasil, p. A10

Rio de Janeiro, 12 de Março de 2009 - O prefeito do Rio, Eduardo Paes, está preparando um pacote de medidas anticrise. Empresários sugerem a redução do ISS e obras que alavanquem empregos e investimentos. "Vamos apresentar em breve medidas contra a crise, medidas de intervenção direta no ambiente econômico", antecipou o prefeito para uma platéia de empresários e alguns jornalistas durante almoço do Grupo de Líderes Empresariais (Lide-Rio).

O representante do Lide no Rio José Eduardo Guinle, avalia que a cidade deve proteger o turismo da crise. E relaciona a turbulência na aviação comercial com o setor. Na opinião do líder empresarial, a redução na produção de aeronaves vai reduzir o número de voos e consequentemente provocar caos nos aeroportos e baixas nos destinos turísticos. Guinle sugere redução no Imposto sobre serviços (ISS) como medida estimulante à vinda de empresas para o Rio.

No evento, o superintendente da Amil no Rio, Cassiano Zandona, afirmou que a empresa ainda não sentiu os efeitos da crise no seu faturamento e na sua gorda carteira de clientes. Mas admitiu que há receio de que o desemprego afete o setor de saúde nos próximos meses. Tudo vai depender da magnitude da redução dos postos de trabalho. O executivo lembra que os verdadeiros concorrentes dos planos de saúde são as outras faturas do orçamento familiar, que vão da televisão por assinatura à conta de telefone. O setor de saúde, por ser um bem básico, deve ficar mais imune à crise.

Também participaram do evento, no Copacabana Palace, representantes do Ponto Frio, Vivo, White Martins, Ipiranga, entre outras empresas. O Lide-Rio conta atualmente com mais de 50 associados com sede no Rio de Janeiro, entre eles, Coca-Cola, TIM Brasil, Embratel e Xuxa produções. Para integrar o Grupo, é preciso ter faturamento mínimo de R$ 200 milhões ou ser líder no seu segmento de atuação. Criado há quatro anos em São Paulo pelo empresário João Doria Jr, o Lide desembarcou em solo carioca em outubro de 2006.

Associação de empresários e executivos, sem fins lucrativos, tem como proposta "difundir e fortalecer os princípios éticos de governança corporativa, incentivar as relações empresariais e sensibilizar o apoio privado para programas sociais e educacionais".

(Gazeta Mercantil/Caderno A - Pág. 10)(Sabrina Lorenzi)