Título: Governo pode criar comissão para Jirau
Autor:
Fonte: Correio Braziliense, 24/03/2011, Brasil, p. 11

Protestos na hidrelétrica motivam Executivo, sindicatos e empresas a debaterem a situação trabalhista em outros empreendimentos

Os atos de vandalismo no canteiro de obras de Jirau, desencadeados por reivindicações de operários, podem levar o Palácio do Planalto a criar uma comissão de análise dos problemas trabalhistas nas grandes obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Ontem, o presidente da Central Única dos Trabalhadores (CUT), Arthur Henrique, tratou do assunto em reunião com o ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência, Gilberto Carvalho. O sindicalista pediu a intervenção direta do Executivo sobre as obras das empreiteiras que participam da construção das hidrelétricas de Jirau e de Santo Antônio, ambas no Rio Madeira, em Rondônia.

Arthur Henrique criticou a situação dos trabalhadores. ¿Hoje, não existe contrapartida social das empresas¿, reclamou. Ele pediu a reabertura das negociações entre as centrais sindicais e as companhias responsáveis pelas obras de infraestrutura. ¿Apresentamos documento ao governo mostrando que já tínhamos realizado, no fim do ano passado, reunião com as centrais sindicais para discutir as condições de trabalho das obras do PAC.¿ Na terça, a CUT terá nova reunião em Brasília, desta vez com as empreiteiras, o governo, e o Ministério Público do Trabalho.

Na semana passada, protestos violentos de trabalhadores levaram à destruição de boa parte dos alojamentos de Jirau, um dos principais projetos do PAC, orçado em R$ 13 bilhões. Os trabalhos no canteiro de obras da hidrelétrica de Santo Antônio, em Rondônia, devem ser retomados hoje, informaram ontem o sindicato local de trabalhadores e a concessionária do projeto. A construção da usina foi paralisada na última sexta-feira, depois do tumulto em Jirau.

Em assembleia realizada ontem, os trabalhadores de Santo Antônio decidiram voltar ao trabalho, mas encaminharam uma lista de 20 reivindicações à Santo Antônio Energia, concessionária responsável pelo empreendimento. Segundo Arthur Henrique, entre os pedidos dos trabalhadores estão reajuste de 30% nos salários, mudança do plano de saúde e passagens aéreas a cada 90 dias para que os operários possam visitar suas cidades de origem.