Título: Volks investe em central hidrelétrica
Autor: Moraes,Sonia
Fonte: Gazeta Mercantil, 12/03/2009, InfraEstrutura, p. C8

São Paulo, 12 de Março de 2009 - A Volkswagen do Brasil anunciou ontem sua parceria com a Sociedade de Energia Bandeirantes (Seband) para a construção de uma Pequena Central Hidrelétrica (PCH) no Rio Sapucaí, região noroeste de São Paulo, entre os municípios de Guará e São Joaquim da Barra. Para este projeto, que deverá ficar pronto no fim deste ano, a montadora está investindo R$ 50 milhões de um total de R$ 100 milhões que está orçado todo o empreendimento. "O objetivo principal de investir neste projeto é economizar energia e se preparar para o futuro", disse Thomas Schmall, presidente da Volkswagen do Brasil. "Além de ter a garantia do abastecimento de energia, a Volkswagen ainda conseguirá um preço menor", afirmou Schmall.

A iniciativa da Volkswagen do Brasil é inédita dentro da companhia alemã e é a primeira vez que uma empresa do setor automotivo investe em infraestrutura para geração de energia limpa no País. Nesta pequena central hidrelétrica a Volkswagen terá 40% de participação, a Seband 33% e a Pleuston Serviços outros 27%.

Fontes mais limpas

A pequena central hidrelétrica, que começará o fornecimento em janeiro de 2010, terá 22,68 MW de potência instalada, o que corresponde a 18% do consumo anual das quatro fábricas que a Volkswagen mantém no País, que estão instaladas em São Bernardo do Campo, no ABC paulista, em Taubaté e São Carlos, no interior de São Paulo, e em São José dos Pinhais (PR). "´Toda empresa precisa mudar sua fonte de energia por fontes mais limpas; é preciso ter oferta de energia no futuro", disse Schmall. "Se a Volkswagen não precisar de toda energia para abastecer suas fábricas, poderá vender para outras empresas no País", afirmou.

Schmall disse também que a Volkswagen tem grande interesse no desenvolvimento de alternativas adicionais de oferta de energia que sejam geradas por fontes limpas, em nível mundial.A quantidade de energia produzida pela pequena central hidrelétrica será disponibilizada na rede de distribuição para a Volkswagen. A intenção da empresa é também incentivar o desenvolvimento de alternativas adicionais de oferta que sejam fontes sustentáveis de energia.

Instalada no Rio Sapucai, a pequena central hidrelétrica terá potência nominal de 22.50 kW nos geradores.

De acordo com informações da Volkswagen, o empreendimento já possui licenças ambientais desde 1994, revalidadas para a CPFL Energia, com sede em Campinas (SP), desde 2002.

Liderança no mercadoA Volkswagen do Brasil, que em 2007 ultrapassou a General Motors e ficou em segundo lugar no mercado brasileiro de automóveis, se mantém há cinco meses consecutivos na primeira posição no ranking de vendas de automóveis no mercado brasileiro.

A liderança no setor automotivo, diz Schmall, deve-se às estratégias adotadas pela empresa no Brasil ao lançar o novo Gol e antecipar o lançamento do Voyage. "Dos 16 modelos que a empresa têm programado para este ano, cinco já foram lançados no mercado brasileiro. "Ainda temos mais 11 modelos para lançar aqui", afirmou o executivo.

(Gazeta Mercantil/Caderno C - Pág. 8)(Sonia Moraes)