Título: Brasil e Argentina buscam renovar aliança estratégica
Autor:
Fonte: Gazeta Mercantil, 13/03/2009, Brasil, p. A14

Buenos Aires, 13 de Março de 2009 - Funcionários de alto escalão de Argentina e Brasil concordaram ontem, em Buenos Aires, em sustentar a aliança estratégica entre os dois países ante a sequelas indesejáveis no comércio causadas pela crise mundial, informou uma fonte do governo brasileiro.

"A Argentina é o principal aliado estratégico do Brasil. Temos interesse em sustentar o desenvolvimento e a integração entre os dois países", disse Samuel Pinheiro Guimarães, vice-chanceler brasileiro, em entrevista à imprensa ao final de uma reunião diplomática.

O secretário de negociações internacionais da Argentina, Alfredo Chiaradía, disse que "ambos os países buscam fórmulas e mecanismos comuns para enfrentar problemas de comércio vindos de fora porque entre nós não há problemas".

O Mercosul se viu abalado nos últimos tempos por medidas argentinas de proteção da indústria e do emprego, o que causou atritos com seus parceiros regionais.

Ambos os governos concordaram em realizar uma série de reuniões em nível oficial e com setores privados para encontrar fórmulas de consenso, depois da queda de 45% no comércio bilateral no primeiro bimestre do ano.

(Gazeta Mercantil/Caderno A - Pág. 14)(AFP)