Título: Lula se reúne com presidente argentina
Autor:
Fonte: Gazeta Mercantil, 16/03/2009, Brasil, p. A7

Brasília e Buenos Aires, 16 de Março de 2009 - A menos de um mês para o encontro do G20, que reúne os 20 países mais ricos e os emergentes, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva se encontra nesta semana com a presidente argentina Cristina Kirchner.

A presidente argentina viajará ao Brasil no dia 19 de março, próxima quinta-feira, para preparar com o presidente Lula da Silva a reunião de cúpula do G20, anunciou na última sexta-feira o chanceler argentino, Jorge Taiana.

Cristina Kirchner manterá uma reunião bilateral com Lula, antes de se encontrar com empresários brasileiros e argentinos, informou o ministro argentino das Relações Exteriores à imprensa. Ela deve voltar a seu país no dia 20 de março.

O chanceler argentino destacou que o encontro entre os dois dirigentes "servirá para elaborar uma posição comum entre o Brasil e a Argentina na perspectiva da cúpula do G20".

Encontro na Fiesp

Além disso, Cristina Kirchner comparecerá ao encerramento da Semana Argentina em São Paulo. Na sexta-feira, está previsto um encontro com o presidente Lula na sede da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp).

Na visita à Fiesp, os presidentes dos dois países se reúnem com empresários e participam de seminário sobre oportunidade de investimentos no Brasil. As relações entre os dois gigantes sul-americanos ficaram um tensas devido à adoção pelos dois países de medidas protecionistas para conter os efeitos da crise econômica mundial.

Na sexta-feira, Lula ainda deve ir a Barretos (SP) para inauguração de unidade produtora de carnes na fábrica Minerva Dawn. Há possibilidade de ir a Osasco para a posse da nova diretoria do Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco.

A agenda do presidente Lula inclui ainda a abertura da 2 Conferência Nacional de Idosos, que será realizada na quarta-feira, em Brasília. Na quinta-feira, Lula tem encontro de trabalho com o primeiro-ministro de Trinidad e Tobago, Patrick Manning. Em seguida, almoça com o governador da Paraíba, José Maranhão

(Gazeta Mercantil/Caderno A - Pág. 7)(Reuters e AFP)