Título: Orçamento de crise
Autor:
Fonte: Correio Braziliense, 24/03/2011, Economia, p. 19

Governo britânico quer reativar a economia cortando impostos e o preço dos combustíveis

O ministro britânico da Economia, George Osborne, apresentou ontem um duro orçamento para o ano fiscal 2011/12, com o qual espera reativar a economia, combalida pela crise internacional. ¿Já pedimos ao povo o necessário. Hoje, não precisamos pedir mais¿, anunciou ao parlamento. Além de algumas medidas limitadas, como a redução de um pence (centavo de libra) no preço dos combustíveis desde ontem e uma elevação do limite de isenção do Imposto de Renda, a proposta orçamentária está voltada principalmente a impulsionar o nível de atividade.

¿Colocamos combustível no depósito da economia britânica¿, afirmou Osborne sobre o segundo orçamento apresentado desde que a coalizão de conservadores e liberal-democratas sucedeu os trabalhistas no poder, em maio de 2010. Segundo ele, o projeto ¿incentiva a empresa, garante as exportações, a indústria de manufaturas e o investimento¿. A equipe econômica reduziu a projeção de crescimento de 2,1% para 1,7% neste ano.

O governo do primeiro-ministro David Cameron espera impedir a fuga das empresas estrangeiras com uma queda dos impostos de 25% para 23% a partir de abril, com redução extra de um ponto percentual anual nos próximos três anos. O governo não desistirá do programa de cortes de 81 bilhões de libras (US$ 133 bilhões) nas despesas em quatro anos. O esforço fiscal inclui o aumento de tributos no valor de 30 bilhões de libras (US$ 49,2 bilhões). A intenção é reduzir o deficit público de 9,9% do Produto Interno Bruto (PIB) para 1,5% em 2016.