Título: Insurgentes criam 30 comitês
Autor: Craveiro, Rodrigo
Fonte: Correio Braziliense, 24/03/2011, Mundo, p. 22

Enquanto a coalizão internacional evoluía no campo militar e comemorava o suposto fim da aviação da Líbia, o Conselho Nacional Transitório (CNT) se apressava ontem em assentar as bases políticas para a sucessão no país. Nos bastidores, cresciam os rumores de que o coronel Muamar Kadafi estaria articulando uma saída para a crise ¿ um provável salvo-conduto em troca do exílio. A rede TV Al-Jazeera divulgou que os ¿guerrilheiros da democracia¿ formaram um ¿governo interino¿, chefiado por Mahmud Jibril.

Por telefone, Mourad Hamayma, um dos porta-vozes do CNT, rejeitou o termo ¿governo¿. ¿O que fizemos foi criar 30 comitês especializados para auxiliar nas tarefas dos revolucionários. Trata-se apenas de uma organização para ajudar a administrar as cidades em áreas liberadas das forças de Kadafi¿, explicou ao Correio. O diplomata que rompeu com Kadafi e abandonou o cargo de representante permanente da Líbia nas Nações Unidas lembrou que o CNT funciona como uma espécie de comitê de gerenciamento de crise, sob a batuta de Jibril. ¿Os comitês serão pequenos grupos que realizarão tarefas especializadas, entre elas a de gerenciar a comunicação¿, afirmou. ¿Não estamos preocupados com o governo, mas com o que ocorre no campo de batalha¿, assegurou. Mourad reconhece que a situação dos rebeldes no front ¿melhorou¿ depois que as forças da coalizão internacional implementaram a zona de exclusão aérea por meio de bombardeios.

Em 10 de março passado, a França tornou-se o primeiro país a reconhecer oficialmente o CNT como ¿representante legítimo do povo líbio¿. Em sua página na internet, o organismo se propõe a liberar a Líbia das ¿insanidades¿ de Kadafi, a quem acusa de legalizar a exploração de seu povo e a riqueza de su país. No mesmo comunicado, o CNT sustenta que funcionará em Benghazi (leste) até ser transferido para a capital, Trípoli. (RC)