Título: CTNBio estuda liberar arroz transgênico
Autor: Botelho,Gilmara
Fonte: Gazeta Mercantil, 19/03/2009, Agronegócio, p. B9

São Paulo, 19 de Março de 2009 - Começou ontem a discussão sobre a liberação do arroz transgênico LL62 da Bayer, variedade modificada geneticamente para resistir ao glufosinato de amônio - herbicida usado no combate a ervas daninha. Na reunião, realizada no Congresso Nacional em Brasília, 12 especialistas discursaram sobre o tema.

Essa discussão acerca da liberação do plantio e da comercialização do arroz resistente ao glufosinato pode se prolongar em função da resistência de determinados segmentos do setor produtivo. A despeito dos argumentos contrários à liberação sustentados pelos riscos à saúde ainda desconhecidos e já atribuídos ao produto transgênico, a resistência comercial oferecida por compradores europeus reduziu o embate a uma questão comercial.

Uma possível liberação do arroz em questão poderia acarretar a perda do mercado internacional conquistado pela indústria brasileira, argumentam representantes do setor que não cogitam perder uma fatia sequer do mercado internacional conquistado com as quase 800 mil toneladas exportadas só no ano passado. O presidente da Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio), Valter Colli, não faz previsão de quando será colocado um ponto final nessa discussão.(Gazeta Mercantil/Finanças & Mercados - Pág. 9)(Gilmara Botelho)