Título: Usiminas define novo local para aeroporto
Autor: Guimarães,Durval
Fonte: Gazeta Mercantil, 20/03/2009, Brasil, p. A6

Belo Horizonte, 20 de Março de 2009 - A Usiminas e o governo de Minas firmaram um acordo para a transferência do aeroporto de Ipatinga para o município de Belo Oriente, em substituição ao projeto anterior, que previa a cidade de Bom Jesus do Galho, projeto que foi condenado pelos ambientalistas.

O presidente da Usiminas, Marco Antonio Castello Branco, fez questão de ressaltar que os projetos para a nova siderúrgica estão mantidos. "Começarão assim que eu tirar os aviões da área", declarou. O acordo para a transferência do novo aeroporto de Bom Jesus do Galho para Belo Oriente deverá finalizar uma acirrada briga entre ambientalistas e a siderúrgica por conta da obra. O secretário estadual de Meio Ambiente, José Carlos de Carvalho, que também participou da reunião, admitiu que a pista em Bom Jesus do Galho estava a menos de 200 metros da zona de amortecimento do parque do Rio Doce, que é a maior reserva de Mata Atlântica em espaço contínuo do país.

"O novo aeroporto vai funcionar numa área coberta por eucaliptos e não causará nenhum dano ambiental", garantiu o secretário. O atual aeroporto de Ipatinga está edificado em terreno da siderúrgica Usiminas. Sua pista tem dois mil metros de extensão, opera dia e noite e tem capacidade para receber todos os aviões que voam em viagens domésticas no país. A obra continua estimada nos mesmos R$ 80 milhões do projeto original, em Bom Jesus do Galho, mas não comporta expansões. O presidente da Usiminas esclareceu que as obras o deverão começar em julho.(Gazeta Mercantil/Caderno A - Pág. 6)(Durval Guimarães)