Título: Oposição vai fiscalizar a execução do PAC
Autor:
Fonte: Gazeta Mercantil, 20/03/2009, Brasil, p. A13

Brasília, 20 de Março de 2009 - O Democratas (DEM) anunciou ontem que vai iniciar um trabalho de acompanhamento e fiscalização da execução das obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do governo federal. O partido de oposição pretende mostrar que a maior parte dos investimentos anunciados pelo Executivo, na prática, não tem saído do papel. Pernambuco foi o estado escolhido para início do trabalho.

De acordo com dados apresentados pelo DEM, com base nas Leis Orçamentárias Anuais (LOA) de 2007 a 2009 e no Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal (Siafi), das 77 obras do PAC anunciadas em Pernambuco com dotação orçamentária no período, 49 não receberam nenhum recurso. "Esse é o momento em que vamos começar a fazer o mapa do PAC", afirmou o líder do DEM na Câmara, deputado Ronaldo Caiado (GO).

Os democratas criticaram ainda as visitas do presidente Luiz Inácio Lula da Silva a Pernambuco para anunciar obras que, segundo os dados do DEM, não estão sendo executadas. Conforme o partido oposicionista, o presidente esteve no estado, entre 2006 e 2008, 13 vezes, o que daria uma média de uma visita a cada três meses. "Existe um abismo entre o que é anunciado e o que é feito", disse o deputado André de Paula (DEM-PE).

Levantamento do DEM, feito em janeiro de 2007 mostra que o governo anunciou investimentos da ordem de R$ 20 bilhões para os projetos pernambucanos incluídos no PAC. Desses, apenas R$ 1,2 bilhão foi comprometido com o pagamento de obras e serviços.

(Gazeta Mercantil/Caderno A - Pág