Título: Juros podem continuar caindo, sinaliza ata
Autor: Stecanella,Vanessa
Fonte: Gazeta Mercantil, 20/03/2009, Finanças, p. B3

20 de Março de 2009 - O Banco Central (BC) vai se manter cauteloso diante dos dados de arrefecimento da economia doméstica, devido à crise mundial, segundo a ata da última reunião do colegiado, divulgada ontem. No entanto, enquanto essa desaceleração da atividade interna contribuir para um alívio nas pressões inflacionárias, o Comitê de Política Monetária (Copom) pode dar continuidade a flexibilização da política monetária. Na semana passada, o colegiado decidiu, por unanimidade, reduzir de 12,75% para 11,75% a taxa básica de juros (Selic). Além de ser o segundo corte consecutivo, a taxa caiu ao menor patamar desde quando o BC implantou a Selic, em 1999.

"Nesse ambiente, a política monetária pode ser flexibilizada sem colocar em risco a convergência da inflação para a trajetória de metas. Evidentemente, na eventualidade de se verificar deterioração no perfil de riscos que implique modificação do cenário prospectivo básico traçado para a inflação pelo Comitê neste momento, a postura da política monetária será prontamente adequada às circunstâncias", destacam os diretores em documento.

De acordo com o documento, o comitê avalia que os riscos inflacionários estão diminuindo. "Os sinais de substancial acomodação da demanda doméstica e de moderação de pressões sobre o mercado de fatores, ainda que permaneçam sujeitos a incertezas, devem ensejar redução do risco de repasse de pressões altistas, identificadas até o final de 2008, sobre preços no atacado que vêm mostrando deflação nos últimos meses para os preços ao consumidor", afirmam.

(Gazeta Mercantil/Finanças & Mercados - Pág. 3)(Vanessa Stecanella/ InvestNews)