Título: Subsídio chinês ajuda a combalida GM a vender
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Fonte: Gazeta Mercantil, 20/03/2009, Transporte, p. C3
Pequim, 20 de Março de 2009 - A General Motors Corp. (GM) pode agradecer ao contribuinte norte-americano pelos US$ 13,4 bilhões em empréstimos que a mantiveram em operação. A montadora também pode agradecer ao governo da China, que está entrando com subsídios de até US$ 1.170 para ajudar a vender os seus utilitários.
A joint-venture da montadora para a fabricação de caminhonetes de pequeno porte na China aumentou as suas vendas em 32% nos primeiros dois meses, depois da redução dos impostos sobre as vendas de pequenos veículos. O governo de Pequim está atualmente desembolsando 5 bilhões de iuan (US$ 731 milhões) em subsídios para incentivar as vendas de veículos nas áreas rurais.
A GM dobrou a sua previsão para o crescimento do mercado na China em 2009, uma vez que os cortes nos impostos e os subsídios revitalizaram a demanda, contribuindo para que o país ultrapassasse os Estados Unidos como o maior mercado de automóveis do mundo até esta altura do ano. As vendas nos EUA da montadora sediada em Detroit, pelo contrário, desabaram 51%, o que forçou a empresa a pedir até US$ 16,6 bilhões a mais em ajuda do governo.
"Todo 800 milhões de produtores rurais da China quer um novo veículo", disse Yale Zhang, consultor da CSM Asia em Xangai. "Parece que o governo quer fazer isso acontecer."
Os subsídios ao setor automobilístico se encaixam na ofensiva chinesa mais ampla de procurar fazer com que o crescimento econômico se alastre pelas zonas rurais, que são fortemente dependentes da agricultura. Nas áreas rurais vive cerca de metade do 1,3 bilhão de habitantes do país. Os subsídios também estão em sintonia com o plano de incentivo, de 4 trilhões de iuan, destinado a ajudar a revitalizar a economia por meio do estímulo ao consumo interno.
As vendas de veículos na China poderão crescer entre 5% e 10% este ano, segundo a GM, a maior montadora estrangeira no país. Anteriormente, a empresa havia revisto um crescimento de menos de 3% nas vendas. A montadora prevê ter um desempenho melhor que o mercado geral em até 3 pontos percentuais, com a ajuda das vendas da joint-venture SAIC-GM-Wuling Automobile Co., a maior fabricante de caminhonetes de pequeno porte da China. O empreendimento representa pelo menos metade das vendas da GM na China. As ações da SAIC Motor Corp. subiram 2%, para 9,88 iuan, ontem na Bolsa de Xangai. Este ano, elas tiveram alta de 84%.
"Existe uma ligação muito direta entre os esforços do governo para incentivar o consumo rural e a alta nas vendas da Wuling", disse Nick Reilly, presidente da GM para a região da Ásia e Pacífico. "O governo também apareceu com o seu pacote de incentivos, e as bolsas estão crescendo, o que está dando às pessoas confiança para voltar a gastar."
Aumento nas vendas
As vendas da SAIC-GM-Wuling cresceram para 72.947 veículos em fevereiro, cerca de 50 % a mais que o mesmo mês de 2008, segundo a Associação Chinesa de Fabricantes de Automóveis. Em janeiro, o governo reduziu à metade os impostos sobre a venda de veículos com motores 1.6 ou menos. O incentivo fiscal, que cobre mais da metade do mercado, contribuiu para pôr fim a três meses de quedas das vendas em toda a China.
Os habitantes das zonas rurais que compram um novo utilitário de pequeno porte ou caminhonete também podem obter um subsídio equivalente a 10% do valor da compra, até o máximo de 5.000 iuan. Os que substituírem uma caminhonete por uma nova ou por um utilitário de pequeno porte podem conseguir mais 3.000 iuan.
(Gazeta Mercantil/Caderno C - Pág. 3)(Bloomberg News)