Título: Petroleiros anunciam greve de cinco dias
Autor:
Fonte: Gazeta Mercantil, 20/03/2009, InfraEstrutura, p. C8
Rio de Janeiro, 20 de Março de 2009 - Os petroleiros não chegaram a um acordo com a Petrobras e informaram ontem que vão manter a greve de cinco dias a partir do dia 23, com parada de produção.
De acordo com a Federação Única dos Petroleiros (Fup), a Petrobras não fez proposta para as principais reivindicações da categoria, sobre a manutenção dos empregos nas empresas que prestam serviços à estatal e em relação à segurança no trabalho.
Segundo a assessoria da Fup, a Petrobras discutiu apenas em reuniões realizadas esta semana a reivindicação de aumento da Participação nos Lucros e Resultados (PLR) da companhia. "O objetivo é parar a produção para poder ter impacto na Petrobras", informou a assessoria da Fup.
No ano passado, uma paralisação de funcionários conseguiu reduzir em mais de 100 mil barris a produção diária da empresa, mas um plano de contingência foi acionado e normalizou a produção no mesmo dia.
A Petrobras disse que continua disposta a conversar sobre as demandas dos trabalhadores e confirmou o fracasso da reunião realizada com os petroleiros. "Ainda pode haver negociação, a Petrobras está aberta a negociar", disse a assessoria da estatal.
A Fup, no entanto, descartou um novo encontro antes da greve e informou que só negocia depois de iniciada a paralisação.
No dia 8 de abril, uma assembléia de acionistas da Petrobras vai definir o percentual da Participação nos Lucros e Resultados deste ano. Em 2008, os empregados receberam 14% do lucro recorde de 2007, segundo a Petrobras, e 11% do lucro, segundo a Fup.
(Gazeta Mercantil/Caderno C - Pág. 8)(Reuters)