Título: Morgan Stanley projeta queda de 4,5% na economia
Autor: Aliski,Ayr
Fonte: Gazeta Mercantil, 17/03/2009, Brasil, p. A4
17 de Março de 2009 - O Morgan Stanley prevê que o Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro encolherá 4,5% em 2009, ante estimativa anterior de crescimento zero, segundo relatório do banco divulgado nesta segunda-feira.
A nova projeção reflete, segundo a instituição, "tanto uma virada de ano bem mais fraca quanto nossas preocupações de que o cenário global se prove ainda mais desolador que o antecipado".
Os prognósticos do mercado para a economia brasileira têm se deteriorado rapidamente nas últimas semanas, mas a projeção do Morgan Stanley está entre as mais pessimistas.
A última sondagem do Banco Central (BC) junto a investidores e analistas, divulgada nesta segunda-feira, mostrou que o mercado espera um crescimento de 0,59% em 2009, segundo a mediana das projeções. Na semana anterior, a mesma pesquisa apontava uma projeção de crescimento de 1,2%.
O ministro da Fazenda, Guido Mantega, afirmou na última semana que o crescimento do PIB em 2009 será positivo, mas evitou fazer uma projeção precisa, argumentando que o cenário global ainda está muito volátil. Ele reconheceu, entretanto, que a meta do governo de crescer 4% dificilmente será cumprida.
Em evento em Nova York, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva minimizou ontem a previsão de PIB negativo para o Brasil feita pelo banco de investimentos. Em entrevista coletiva, Lula manteve a previsão de que o país vai crescer, como havia afirmado poucas horas antes, em discurso durante encontro com empresários. "Esses bancos não acertaram nem o que iria acontecer com eles mesmos, quanto mais a situação do Brasil", disse Lula.
"Certamente o Brasil não vai crescer do jeito que nós queríamos, mas certamente será um dos países que terão crescimento positivo este ano", acrescentou.
(Gazeta Mercantil/Caderno A - Pág. 4)(Reuters e Agência Brasil)