Título: Visita a Portugal e homenagem a Lula
Autor: Kleber, Leandro
Fonte: Correio Braziliense, 29/03/2011, Política, p. 4

Em meio à crise política e econômica lusa, Dilma aproveitará para prestigiar o ex-presidente brasileiro A presidente Dilma Rousseff desembarca hoje, às 10h, em Portugal, para se encontrar com o presidente Aníbal Cavaco Silva e com o primeiro-ministro José Sócrates. As reuniões marcadas com os dois representantes do governo português, porém, não deverão resultar em acordo bilateral. Isso porque a viagem de Dilma ocorre num momento em que o país europeu passa por uma das piores crises econômica e política dos últimos anos. Por isso, a principal agenda da presidente será na Universidade de Coimbra, onde o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva irá receber o título de doutor honoris causa. Dilma participa da cerimônia de homenagem ao seu mentor político, amanhã, a convite da instituição. Os ministros Fernando Haddad (Educação) e Helena Chagas (Secretaria de Comunicação) acompanham a presidente. Já Antônio Patriota (Relações Exteriores) não foi a Portugal. Esta é a segunda viagem internacional de Dilma. No fim de janeiro, a petista foi à Argentina e se encontrou com a presidente Cristina Kirchner para assinar acordos bilaterais.

A crise em Portugal fez o primeiro ministro, José Sócrates, pedir demissão. Ele renunciou ao cargo no último dia 23 depois de o Parlamento português rejeitar medidas de austeridade elaboradas pelo governo. Porém, até a escolha de um sucessor, Sócrates segue como primeiro-ministro. ¿O momento da viagem é ruim, mas isso faz parte da dinâmica. Essas viagens são marcadas com antecedência, mas acredito que a ida da presidente seja um gesto de aproximação com a Europa. Também houve simbolismo quando ela fez a primeira viagem internacional à Argentina, sinalizando para a América do Sul¿, avalia Antônio Ramalho, professor do Instituto de Relações Internacionais da Universidade de Brasília.

Na agenda oficial, Dilma visita hoje a universidade e amanhã assiste à cerimônia de concessão do título de doutor honoris causa ao ex-presidente Lula. O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso também já recebeu o título, em 1995. Lula ainda deve ser homenageado pela Confraria do Vinho do Porto, distinção concedida aos que atuam em favor da difusão, promoção e consolidação da bebida. Em Lisboa, Lula recebe ainda um prêmio do Centro Norte-Sul do Conselho da Europa, instituição que homenageia defensores dos direitos humanos e que trabalha pela cooperação entre os povos.

Depois da homenagem a Lula, Dilma volta a Lisboa, onde terá encontros com Cavaco Silva e José Sócrates. Depois, participa de jantar oferecido pelo governo luso e volta a Brasília. A próxima viagem internacional deve ocorrer no dia 11 e tem como destino a China. Lá, Dilma participa da cúpula dos Brics (Brasil, Índia, China e Rússia mais a África do Sul) e de reuniões bilaterais com os chineses.

Lobby pela presidenta A ministra da Secretaria Especial de Política para Mulheres, Iriny Lopes (PT-ES), reclamou ontem da insistência da imprensa em tratar Dilma Rousseff como presidente e não presidenta. ¿Ela é uma presidenta. A língua portuguesa permite que seja chamada assim. Acho uma teimosia, uma bobeira não admitir que ela é uma mulher presidenta¿, afirmou. Para a ministra, chamar Dilma de presidenta é uma deferência ¿não a ela, mas às mulheres brasileiras¿. ¿As mulheres e os homens têm as mesmas capacidades, mas são diferentes. E essa diferença de gênero tem de ser respeitada.¿