Título: Temer altera tramitação de MP para liberar pauta
Autor:
Fonte: Gazeta Mercantil, 18/03/2009, Brasil, p. A11
Brasília, 18 de Março de 2009 - O presidente da Câmara, deputado Michel Temer (PMDB-SP), anunciou ontem uma alteração na tramitação de medidas provisórias, com a intenção de liberar a pauta da Casa e reduzir o poder do Executivo. Segundo sua interpretação, como as MPs só podem tratar de matérias conversíveis em leis ordinárias, essas medidas só deveriam trancar a pauta de votação desse tipo de projeto.
Com a decisão, o plenário da Câmara estaria livre para votar - mesmo com MPs com prazo de votação vencido - propostas de emendas constitucionais (PEC), leis complementares, decretos legislativos e resoluções sobre o regimento interno. Tudo que não diga respeito a leis ordinárias.
Atualmente, se as MPs não forem votadas em 45 dias elas impedem a deliberação de qualquer tipo de proposta no plenário.
"Reconheço a ousadia desta colocação, mas acho que o Brasil e o Legislativo estão precisando desta ousadia", disse Temer ao anunciar a medida no plenário.
Temer alertou que vai aguardar um possível pronunciamento do Supremo Tribunal Federal para dar prosseguimento à ideia.
O presidente da Câmara justificou a medida afirmando que a Constituição determina que no estado de direito haja um equilíbrio entre os poderes e que as MPs desequilibram o jogo.
"É uma interpretação do sistema constitucional", acrescentou Temer, alegando que não se sentirá derrotado se o Judiciário vetar a medida. "Não tenho nenhuma preocupação em relação a isso", afirmou.
Antes do anúncio em plenário, Temer comunicou a decisão em reunião com os líderes dos partidos, que ficaram surpresos, segundo o próprio deputado.
(Gazeta Mercantil/Caderno A - Pág. 10)(Reuters)