Título: Morre Clodovil Hernandes
Autor:
Fonte: Gazeta Mercantil, 18/03/2009, Brasil, p. A10

Brasília, 18 de Março de 2009 - Clodovil Hernandes, estilista e deputado federal por São Paulo pelo Partido da República (PR), teve sua morte cerebral confirmada, ontem, pelo diretor do Hospital Santa Lúcia, em Brasília. Ele foi o terceiro parlamentar mais votado em São Paulo. Em setembro de 2007 trocou de partido e filiou-se ao Partido da República (PR). Seu enterro é previsto para hoje, no cemitério do Morumbi, em São Paulo, e será precedido de velório na Assembleia Legislativa.

Uma das principais personalidade dos programas de entretenimento da televisão ao longo de 45 anos, Clodovil ganhou fama como estilista de alta costura a partir de 1960, mantendo uma "rivalidade" com o também famoso estilista Dener.

No início dos anos 80, participou na Rede Globo do programa feminino TV Mulher, ao lado da ex-prefeita de São Paulo e sexóloga Marta Suplicy, do cartunista Henfil e da apresentadora Marília Gabriela. De personalidade forte, o estilista teve uma vida foi pontuada por polêmicas. Em 2004, foi acusado de racismo por ter chamado de "macaca de tailleur metida a besta" a vereadora Claudete Alves, durante o programa A Casa é Sua. Também enfrentou uma acusação de anti-semitismo, depois de declarar em uma entrevista, em 2006, que os judeus teriam manipulado o holocausto e forjado o atentado de 11 de setembro.

Sua carreira política começou em 2006 quando se elegeu deputado federal pelo Partido Trabalhista Cristão (PTC). Terceiro parlamentar mais votado em São Paulo, migrou para o PR no ano seguinte. No mesmo ano, envolveu-se em nova polêmica, após discutir com a deputada Cida Diogo, do PT do Rio de Janeiro. Declarou na ocasião que "as mulheres ficaram muito ordinária e vulgares, cheias de silicone". Disse, ainda, que elas trabalhariam deitadas e descansariam em pé.

Posições políticas

Em sua atuação na Câmara, Clodovil apresentou, entre outros projetos, uma proposta de mudança na Constituição Federal para reduzir o número de deputados de 513 para 250, além de uma proposta que visa a restringir a exibição de imagens violentas na TV nos horários das refeições.

O deputado também pretendia instituir o dia 8 de maio como o Dia Nacional do Turismo e conferir a Alberto Santos-Dumont o título de Pai do Turismo Brasileiro. Outro projeto tinha o intuito de garantir ao dublador de obra audiovisual a menção de seu nome ou sinal nos créditos da obra e o direito de participar dos resultados de exibição.

(Gazeta Mercantil/Caderno A - Pág. 10)(Agência Brasil)