Título: Alencar em estado crítico
Autor: Campbell, Ullisses
Fonte: Correio Braziliense, 29/03/2011, Política, p. 6

Ex-vice-presidente foi internado ontem com obstrução intestinal provocada pelo crescimento de um tumor »

São Paulo ¿ Depois de passar 14 dias em casa, o ex-vice-presidente José Alencar voltou a ser internado ontem à tarde na unidade de tratamento intensivo (UTI) do hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. Segundo boletim médico divulgado no início da noite, Alencar está em estado crítico por conta de uma obstrução intestinal com sangramento provocada pelo crescimento de um tumor, embora esteja consciente e respire sem a ajuda de aparelhos. Assim que deu entrada no hospital, os médicos realizaram uma série de exames para detalhar a gravidade do problema.

O estado de Alencar preocupa os médicos porque ele luta contra um câncer que avança e os medicamentos foram suspensos porque já não fazem mais efeito. O paciente passou por 17 cirurgias ao longo de 10 anos para tratar a doença. Uma nova intervenção foi descartada porque, segundo os médicos, ele não resistiria ao procedimento. Além disso, parte da região interna e externa do abdômen de Alencar está necrosada por conta do excesso de intervenções. Entre dezembro e janeiro Alencar esteve internado por 25 dias. Ele pediu aos médicos que tivesse alta para participar da posse da presidente Dilma Rousseff, mas não foi liberado. Em 25 de janeiro, conseguiu permissão para receber de Dilma a Medalha 25 de Janeiro em cerimônia na prefeitura de São Paulo.

Ao falar de sua luta contra o câncer, ele emocionou a todos. De lá, Alencar seguiu para casa, contrariando os médicos. Depois, voltou ao hospital para exames e pediu para ficar em casa. Ontem, internado às pressas, Alencar comoveu um grupo de senhoras que estava na capela do Sírio-Libanês. Elas fizeram uma corrente de orações por volta das 18h. ¿A luta do Alencar contra essa doença é um exemplo de como vale a pena viver. A força de vontade dele é capaz de tudo¿, disse Ângela Acatauassú, 63 anos. Ela conta que já teve a doença e que precisou ¿lutar muito¿ para encontrar a cura.

Idas e vindas Alencar enfrenta o câncer desde 1997. Ele descobriu um tumor no rim direito após realizar um check-up de rotina. Num exame mais detalhado uma semana depois, foi encontrado outro tumor no estômago. Ambos acabaram retirados em seguida. Em 2000, Alencar fez nova cirurgia e removeu um tumor da próstata. Depois de tirar outros nódulos no abdome, descobriu-se um câncer no intestino. Em janeiro de 2009, ficou 17 horas numa mesa de cirurgia para a remoção delicada de nove tumores na região abdominal. Na mesma cirurgia, os médicos retiraram parte do intestino delgado, outra do intestino grosso e uma porção do ureter, canal que liga o rim à bexiga.

Alencar chegou a passar 22 dias internado após a operação. A última cirurgia ocorreu em 22 de dezembro, quando ele foi internado em caráter de urgência com quadro de hemorragia digestiva grave. Em seguida foi submetido a um procedimento para conter um sangramento intestinal causado por um tumor que invadiu o intestino delgado. Em 30 de dezembro, após oito dias, Alencar foi transferido da UTI Cardiológica para um quarto comum.

A luta do Alencar contra essa doença é um exemplo de como vale a pena viver. A força de vontade dele é capaz de tudo¿

Ângela Acatauassú, 63 anos, uma das envolvidas numa corrente de orações pelo ex-vice no hospital