Título: BC analisa banco de investimento da Caixa
Autor: Monteiro,Viviane
Fonte: Gazeta Mercantil, 24/03/2009, Finanças, p. B3

Brasília, 24 de Março de 2009 - O Banco Central (BC) começou a analisar a documentação para a abertura do Banco de Investimento (BI) da Caixa Econômica Federal (CEF). O banco de investimento irá administrar os ativos de terceiros, como fundos de investimentos, da instituição financeira. A diretoria da CEF encaminhou os papéis à autoridade monetária há 15 dias para serem analisados. A expectativa é que o banco comece a operar a partir do segundo semestre.

Na prática, a Caixa Econômica vai desagregar de sua estrutura a área de administração de ativos de terceiros. O banco confirmou que esses ativos são dinheiro dos próprios clientes, mas não informou o montante. Na cúpula, a estrutura do Banco de Investimento contará com a presidência que será o atual vice-presidente de Ativos de Terceiros da Caixa, Bolívar Tarragó Moura Neto, informou uma fonte do governo. Serão criadas ainda duas diretorias, cujos nomes não foram revelados.

Mais flexibilidade

A criação de uma área especializada na administração de ativos de terceiros é uma estratégia da Caixa Econômica a fim de dar mais "garantia" aos clientes no enfrentamento da crise financeira internacional. Fonte do governo diz que a ideia do Banco de Investimento é melhorar a flexibilidade na "injeção de recursos" empresariais. A Caixa Econômica Federal é uma das maiores administradoras de ativos de terceiros do País, ao ocupar a 4ª posição no ranking nacional.

O Banco de Investimento é uma das novas subsidiárias da Caixa Econômica Federal, permitidas pela Medida Provisória (MP) 443. O texto havia sido editado pelo governo no fim de 2008 em uma tentativa de atenuar o impacto da falta de liquidez no mercado brasileiro provocada pela crise financeira mundial.

A MP autoriza tanto a Caixa Econômica Federal como o Banco do Brasil a comprarem participação de bancos e outras instituições financeiras com problemas decorrentes da crise.

Além do Banco de Investimento, está em fase de desenvolvimento a CaixaPar, outra subsidiária da Caixa Econômica Federal (CEF) que vai administrar novas participações acionárias que vierem a ser adquiridas e participações acionárias já existentes no banco, como a Caixa Seguros, Caixa Visanet, na qual há parceria com a Visa do Brasil, e na Tecnologia Bancária (Tecban), cujos ativos deverão ficar sob um mesmo guarda-chuva.

(Gazeta Mercantil/Finanças & Mercados - Pág. 3)(Viviane Monteiro)