Título: Confiança da indústria avança pelo terceiro mês consecutivo
Autor: Saito,Ana Carolina
Fonte: Gazeta Mercantil, 31/03/2009, Brasil, p. A6

São Paulo, 1 de Abril de 2009 - Mesmo com uma nova alta do nível de confiança, a indústria de transformação sinaliza ainda com um ritmo fraco de atividade. Com uma melhor percepção sobre o nível de demanda interna, aumentou o número de empresários que preveem aumento de produção. Essa mudança, no entanto, não alterou de forma significativa as projeções em relação a emprego e investimentos, que continuam desfavoráveis, para os próximos meses.

O Índice de Confiança da Indústria (ICI) subiu pelo terceiro mês consecutivo. Em março, o indicador calculado pela Fundação Getulio Vargas (FGV) avançou 2,2% de fevereiro para março, atingindo 77,9 pontos.

A recuperação foi mais difundida entre os 14 gêneros industriais pesquisados, segundo Aloisio Campelo, o coordenador do núcleo de pesquisas e análises econômicas do Instituto Brasileiro de Economia (Ibre) da FGV. Em fevereiro, a cadeia automobilística evitou uma queda no índice. Na última apuração, além de material de transportes, outros cinco segmentos contribuíram para a alta do ICI em março: química, siderurgia, mecânica, produtos farmacêuticos e vestuário e calçados. Dos quatro setores, apenas bens de capital registrou queda no índice de confiança em março, de 0,5%. A maior alta foi registrada por bens de consumo, que avançou 8,6%, com destaque para os duráveis (8%). (Gazeta Mercantil/Caderno A - Pág. 6)(Ana Carolina Saito)