Título: Senado acaba com plantões
Autor: Jeronimo, Josie
Fonte: Correio Braziliense, 25/03/2011, Política, p. 5

O primeiro secretário do Senado, Cícero Lucena (PSDB-PB), anunciou ontem que a Casa vai encerrar o serviço de atendimento médico aos fins de semana, o que representará uma economia de R$ 3,5 milhões por ano aos cofres públicos. Apesar de a média de atendimentos aos sábados e domingos ser de três servidores em dois dias, o Senado mantém estrutura médica funcionando nos fins de semana, arcando com remuneração extra para o pessoal e despesas para manter os prédios anexos à Casa abertos aos servidores.

O fim dos plantões do Serviço de Assistência Médica do Senado (SAMS) foi decidido ontem após reunião da Mesa Diretora. ¿Fizemos um levantamento e entendemos que há possibilidade de encerrarmos esse serviço. Os atendimentos poderiam ser feitos pela rede hospitalar conveniada¿, alegou o primeiro secretário.

Relatório da subcomissão de reforma administrativa apresentado na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) no fim de 2010 já apontava para o inchaço do departamento médico na Casa. De acordo com Lucena, o fim do atendimento médico nos fins de semana é apenas uma das medidas que o Senado vai tomar para reduzir gastos de custeio.

Na reunião da Mesa, os senadores também decidiram manter a regra de que a participação no Parlamento do Mercosul (Parlasul) só é possível para detentores de mandato.