Título: Conselho de Ética processa o deputado Edmar Moreira
Autor:
Fonte: Gazeta Mercantil, 02/04/2009, Brasil, p. A8

Brasília, 2 de Abril de 2009 - O Conselho de Ética da Câmara instaurou ontem processo disciplinar contra o deputado Edmar Moreira (Sem partido-MG) por denúncias de uso indevido da verba indenizatória, a que cada deputado tem direito, no valor de R$ 15 mil mensais. O conselho tem prazo de 90 dias, prorrogáveis pelo mesmo tempo, para analisar o processo, ouvir testemunhas e votar o parecer final a ser apresentado.

Em vez do presidente do conselho, deputado José Carlos Araújo (PR-BA), nomear um relator para o processo ele designou uma subcomissão, formada pelos deputados Sérgio Moraes (PTB-RS), Hugo Leal (PSC-RJ) e Ruy Paulleti (PSDB-RS). Caberá a essa subcomissão, junto com o presidente do colegiado, analisar o processo e as denúncias até que Edmar Moreira apresente sua defesa ao Conselho de Ética.

De acordo com José Carlos Araújo, a representação encaminhada ao Conselho de Ética contra Moreira possibilita a aplicação de penas alternativas, uma vez que ela não está propondo a cassação do mandato do parlamentar mineiro, e sim investigações sobre as denúncias de uso indevido da verba indenizatória para pagamento de serviços de segurança.

Caberá agora ao Conselho de Ética notificar o deputado Edmar Moreira.

(Gazeta Mercantil/Caderno A - Pág. 8)(Agência Brasil)