Título: Rio Tinto reduz produção e pessoal
Autor:
Fonte: Gazeta Mercantil, 08/04/2009, Internacional, p. A15

São Paulo e Melbourne (Austrália), 8 de Abril de 2009 - A mineradora Rio Tinto informou que irá cortar a produção de bauxita em 23% na unidade de Weipa no nordeste da Austrália, principalmente por causa da redução na demanda provocada pela desaceleração da economia global. A empresa informou que a produção em Weipa vai cair de 19,4 milhões de toneladas em 2008 para 15 milhões de toneladas em 2009. Além disso, anunciou planos de desacelerar a expansão da refinaria de alumínio de Yarwun.

A mineradora anglo-australiana comunicou também a extinção de 700 postos de trabalhos com objetivo de reduzir custos e se adequar à queda nas receitas.

Corte de preços

A Rio Tinto ofereceu um corte temporário de preço de 20% às siderúrgicas asiáticas depois da paralisação das negociações dos contratos anuais de fornecimento, disseram quatro executivos com conhecimento dos detalhes do negócio. Os descontos temporários foram oferecidos às principais clientes, disseram dois dos executivos, que pediram para não ter seus nomes divulgados pelo fato de os acordos serem confidenciais.

Algumas usinas chinesas recusaram o desconto como pequeno demais, disseram os dois outros executivos, sem especificar a maneira pela qual as empresas foram contatadas. A oferta do Rio Tinto fica aquém do abatimento de 40 a 50% que as siderúrgicas chinesas, as maiores compradoras mundiais de minério de ferro, estão exigindo devido à queda dos preços do aço. As conversações sobre os contratos anuais de abastecimento de minério de ferro deverão precisar de mais quatro meses para se encerrar com acordo, disse o Citigroup Inc. na última sexta-feira. As usinas geralmente pagam os preços do ano anterior enquanto não são pactuadas novas tarifas.

(Gazeta Mercantil/Caderno A - Pág. 15)(Redação e Bloomberg News)