Título: BHP Billinton e Anglo querem vender Samancor
Autor: Mônica Magnativa
Fonte: Gazeta Mercantil, 22/09/2004, Indústria, p. A-13

A BHP Billiton e a Anglo American, duas grandes empresas globais de mineração, têm interesse em vender a divisão de mineração e fundição de cromo, a sua joint venture Samancor, a maior produtora de ferro ligas do mundo. De acordo com o porta-voz da BHP Billiton, Mike Campbell, em entrevista telefônica concedida a partir de Johanesburgo, a companhia recebeu ofertas de grupos locais e estrangeiros. Já o porta-voz da Anglo, Marion Dixon, disse que a empresa está avaliando "uma série de contatos".

De acordo com notícia divulgada nesta semana pelo jornal Australian Financial Review, a Companhia Vale do Rio Doce (CVRD), a maior produtora de minério de ferro do mundo, e a Transnational Co. KazChrome, do Casaquistão, que opera a maior mina de cromo do mundo, encaminharam ofertas de compra para a Samancor.

A Vale negou a notícia, com o argumento de que o negócio não faz parte de seu planejamento estratégico. A australiana BHP Billiton, que já foi acionista da Vale - apesar de ser concorrente do grupo brasileiro no mercado global - controla 60% da Samancor e está administrando a venda. A Anglo American, com sede em Londres, detém o restante do capital da empresa.

A sul-coreana Posco, segunda maior siderúrgica do mundo e grande cliente da Vale, e a Nippon Denko Co. fabricante de metais de silício, possuem, cada uma, participação em alguns altos-fornos da Samancor, que concorre com a Xstrata, com sede na Suíça, maior produtora de ferro cromo. O produto é insumo siderúrgico e empregado na produção de aço inoxidável. A Samancor, que tem ações negociadas na bolsa de Johanesburgo, processou cerca de um milhão de toneladas de ferrocromo no período de um ano, encerrado em junho. O porta-voz da Xstrata não informou se a empresa fará uma oferta de compra dos ativos da Samancor.