Título: Aposta em juro menor
Autor: Caprioli, Gabriel
Fonte: Correio Braziliense, 25/03/2011, Economia, p. 10

As projeções de juro recuaram ontem, com os investidores apostando cada vez mais na possibilidade de medidas macroprudenciais para evitar um ciclo de aperto monetário muito forte. ¿O mercado está precificando uma atuação via medida macroprudencial, o que poderia ajudar a ter um ciclo menor de alta de juros¿, afirmou Paulo Celso Nepomuceno, economista da corretora Coinvalores. A seu ver, um aumento total de 2 pontos percentuais no ano já seria o teto das expectativas atuais.

Na quarta-feira à noite, o BC anunciou ajustes técnicos nas regras dos compulsórios dos bancos, atingindo recursos a prazo, posição vendida de câmbio e exigibilidade adicional sobre depósitos. Embora o impacto seja neutro, de acordo com a autoridade monetária, a medida foi vista como um primeiro passo para novos aumentos no recolhimento obrigatório.

¿Houve um ajuste técnico nos compulsórios, que é algo que faz parte do arsenal que o BC deve usar com as medidas macroprudenciais, e em função dessas medidas, o aperto monetário pode ser menor¿, disse Eduardo Galasini, gerente de renda fixa do Banco Banif.