Título: BC dá pista ao mercado
Autor: Caprioli, Gabriel
Fonte: Correio Braziliense, 25/03/2011, Economia, p. 10

O ajuste técnico nos depósitos compulsórios dos bancos, anunciado pelo Banco Central na noite de quarta-feira, não afeta a liquidez do sistema financeiro, mas pode ser um primeiro passo para novas elevações do nível de recolhimento, afirmam economistas. A exigência é uma das principais medidas macroprudenciais à disposição do BC para auxiliar a política monetária no combate à inflação.

Em dezembro, antes de iniciar o ciclo de alta de juros, o recolhimento obrigatório de recursos dos bancos foi elevado, promovendo um primeiro aperto na oferta de crédito. Em janeiro, o instrumento foi novamente utilizado, mas destsa vez sobre as posições vendidas em dólares, que cresciam de modo a alimentar a valorização do real.

¿Talvez esse ajuste seja uma preparação do terreno¿, disse Newton Rosa, economista-chefe da SulAmérica Investimentos. ¿O mercado já está contando com a adoção de alguma medida adicional nesse sentido. O Banco Central já vem anunciando isso, já colocou na ata.¿ O ajuste técnico, de acordo com o BC, teve o objetivo de simplificar e uniformizar os compulsórios com impacto ¿neutro¿ na liquidez do sistema financeiro.

O valor mais recente do primeiro nível do patrimônio de referência dos bancos ¿ limite para empréstimos ¿ deverá ser usado como parâmetro para o escalonamento do compulsório. Pela norma anterior, era utilizada uma média de 12 meses anteriores. Além disso, o BC anunciou faixas de dedução para instituições com patrimônio de referência inferior a R$ 7 bilhões de reais.

Sidnei Nehme, diretor executivo da NGO Corretora, avalia o ajuste técnico como, essencialmente, uma tentativa de dar mais consistência ao patrimônio de bancos pequenos e médios. Para Tony Volpon, do Nomura Securities, ¿o BC dará, no início, uma injeção extra de liquidez nos bancos médios e pequenos para, depois, tomar novas medidas (prudenciais)¿.