Título: Programa da ONU contra favelas inclui a Argentina
Autor:
Fonte: Gazeta Mercantil, 06/04/2009, Internacional, p. 13

Nairobi, 6 de Abril de 2009 - Um programa da ONU para interromper o ciclo de pobreza oferecerá pequenos empréstimos para aquisição da casa própria a moradores de favelas em seis países, após acordos firmados na semana passada .

O projeto foi lançado durante um encontro em Nairobi, quando a agência de habitação da ONU informou que instituições financeiras na Argentina, Bangladesh, Quênia, Nepal, Tanzânia e Uganda receberiam empréstimos com a finalidade de fornecer uma moradia às pessoas que vivem em favelas.

Origem dos recursos

Com recursos da Espanha, Reino de Bahrain (estado independente situado na região do Golfo Pérsico) e Fundação Rockefeller o projeto Experimental Reimbursable Seeding Operations emprestará dinheiro para bancos locais que será repassado para habitantes pobres de centros urbanos.

"Este projeto foi pensado para ajudar os pobres", afirmou a jornalistas Anna Tibaijuka, chefe da agência. "A agência de habitação da ONU está estabelecendo uma parceria com bancos para impedir que as pessoas caíam na pobreza."

Ela disse que o esquema concederia empréstimos a juros baixos em moedas locais para proteger contra a exposição ao câmbio estrangeiro.

Novas moradias serão construídas em oito favelas no Nepal dentro do projeto, o que se espera que ajude pelo menos 6,7 mil pessoas naquele local.

O primeiro passo

"Se pudermos ajudar as pessoas a dar o primeiro passo, vão completar o processo por si mesmas", disse o porta-voz da Habitat for Humanity do Nepal, Aruna Paul Simittrarachchi.

O programa das Nações Unidas tem um orçamento total de US$ 5 milhões dos quais US$ 3,6 milhões estão disponíveis para serem emprestados a nações em desenvolvimentos com U$ 1,4 milhão para a administração, quadro de funcionários e honorários advocatícios.

(Gazeta Mercantil/Caderno A - Pág. 13)(Reuters)